Serviços

Realização de consulta para pessoa com deficiência de forma individual, integral e humanizada para acompanhamento de acordo com a necessidade da pessoa.

Emissão de credencial para PCD, com restrição da locomoção e pessoas com mobilidade reduzida temporária ou permanente e gestantes possam estacionar em locais especiais.

Agendamento do serviço de suporte assistencial de reabilitação física e intelectual para crianças e adultos.

Serviço de recuperação física, dos músculos e ossos, devido às limitações corporais causadas por doenças que levam a limitações do corpo.

Programa de reabilitação visual para crianças e adolescentes, como uma estratégia de garantia da inclusão social das pessoas com deficiência visual (baixa visão e cegueira) da secretaria de saúde em parceria com a secretaria de educação e o centro de reabilitação menina dos olhos da Fundação Altino Ventura (FAV).

O Plano Municipal da Pessoa com Deficiência do Recife tem como objetivo fortalecer a política municipal da pessoa com deficiência, ao tempo em que busca assegurar a transversalidade da atuação do governo municipal no atendimento à demanda da pessoa com deficiência, para a garantia dos direitos fundamentais e o exercício da cidadania, além de promover a equidade e o respeito à diversidade, que nortearão a criação de ações que assegurem o pleno gozo de todos os direitos das pessoas com deficiência que, em suma, são universais, indivisíveis e inter-relacionados.

Realização de matrícula em salas bilíngues regulares e moduladas destinadas aos estudantes com deficiência auditiva ou com a surdez associada a outras deficiências.

Solicitação de atendimento de orientação e mobilidade, aprendizagem de braile e de outras atitudes necessárias ao auxílio da vida diária autônoma do estudante da rede municipal de ensino do Recife que possua deficiência na visão.

Serviço da educação especial que atende os estudantes com deficiência no turno ou contraturno escolar, identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

Acolhimento, orientação e acompanhamento, nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), das famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos (exemplos: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, exceto situação que envolve denúncia).

O serviço consiste na intermediação junto ao Grande Recife Consórcio de Transportes para a aquisição do cartão de Livre Acesso para pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual e múltipla utilizarem gratuitamente o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/ RMR.

Solicitação de atividades complementares e suplementares que são realizadas em salas de recursos multifuncionais (SRM), ambientes dotados de equipamentos, tecnologia assistiva, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado.
[chatbot]