Conheça, engaje, participe.

Todos Pelo Recife é o Programa de Participação Cidadã da Prefeitura do Recife que busca, permanentemente, motivar e engajar o cidadão na construção coletiva de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento inclusivo e sustentável da cidade.

Agora, todos os recifenses poderão participar ativamente dos debates sobre o futuro da cidade. Criado com esse objetivo, a plataforma Todos Pelo Recife é um espaço digital onde a população poderá contribuir, de forma democrática, na proposição de soluções para os problemas enfrentados na cidade.

As contribuições acontecerão através das consultas públicas, de seminários on-line e, quando for possível, de maneira presencial nas comunidades.

Princípios do programa:

  • Promover uma cidadania ativa, realizar uma gestão pública eficiente e eficaz;
  • Oferecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um Recife ainda mais sustentável;
  • Centralizar suas atenções na melhoria de vida das pessoas. Essas são as premissas que norteiam.
Quero participar
Image
Image
Image

Instâncias de Participação

Criar mecanismos e instrumentos de participação popular é fundamental na promoção da cidadania e exercício da democracia. Sendo assim, o “Todos Pelo Recife” conta com instâncias para garantir o engajamento e a participação colaborativa na construção de políticas públicas que reflitam a realidade e as necessidades da sociedade.

Uma das principais instâncias são as consultas públicas, pelas quais o governo pode obter informações, opiniões e críticas sobre determinado assunto e áreas de atuação como saúde, educação, saneamento, segurança, entre outros. A consulta pública pode ser realizada tanto no formato presencial, quanto no digital.

Outra instância fundamental de participação é o Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife (CEDES/Recife), instituído pela Prefeitura do Recife em março de 2021. O CEDES tem o papel de fortalecer o processo de formulação e implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico sustentável, a garantia da proteção social e o combate às desigualdades na cidade do Recife.

Para saber mais sobre o CEDES, clique aqui.

PPA Participativo

28 de maio a 13 de junho

O Plano Plurianual Participativo (PPA) é um instrumento do planejamento estratégico que estabelece as prioridades da Prefeitura do Recife para os próximos quatro anos. O PPA é composto por diretrizes, objetivos e metas que estão organizados em programas e ações que resultam em bens e serviços para a população. Acesse aqui e indique as suas prioridades. "Somos Todos Pelo Recife". A consulta pública acontece partir do dia 28 de maio e segue até o dia 13 de junho. As contribuições serão incorporadas no documento do PPA que será entregue à Câmara Municipal do Recife no final do mês de setembro de 2021. Após essa data, os vereadores votarão nas propostas que integrarão o Plano Plurianual para o período de 2022-2025.

Quero participar

Bora participar?

O primeiro passo do Todos Pelo Recife voltado à população será a Consulta Pública Digital para construção do PPA Participativo que possibilitará a identificação de prioridades, apontamento de necessidades e proposição de ações.

Atenção: Qualquer pessoa residente da cidade do Recife poderá participar da Consulta Pública Digital.

Para participar, basta clicar no botão abaixo:

Quero participar
Image

Fale com a gente

Se quiser mais informações, entre em contato conosco pelo formulário abaixo ou e-mail todospelorecife@recife.pe.gov.br. Ficaremos felizes em ajudar!